Terraço Hotel Prodigy - Santos Dumont
Centro , Rio de Janeiro
Fotos: André Nazareth
2018





A primeira fase do Retrofit do terraço do Hotel Prodigy Santos Dumont conta com a criação de três novos espaços que dialogam diretamente com a paisagem, assinados pela PKB Arquitetura. O conceito gira em torno da atmosfera e estilo de vida carioca. O terraço está diante de um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro e desse modo, se integra não só de maneira física, mas também estética e sensorial com o visual do espaço urbano e da natureza.
No Restaurante Orla 21, alguns elementos como piso e esquadrias foram mantidos existentes mas a criação de um elemento orgânico em madeira freijó que se desenvolve desde o lounge da entrada principal até o buffet, traz identidade ao espaço. A inspiração para a criação deste elemento foram as curvas topográficas do relevo do Rio de Janeiro, fazendo referência à paisagem carioca. Ainda na entrada do restaurante, um painel em azulejo branco 20x20 é palco para a pintura assinada pelo artista Clécio Regis. Outros nomes do cenário carioca do design também estão presentes no espaço como Sergio Rodrigues com suas poltronas Tajá. A iluminação do salão principal do restaurante foi pensada através de outro elemento orgânico que se desenvolve, por sua vez no teto, através de duas hastes em madeira freijó fazendo o desenho das ondas do mar ao marcarem a areia. Os elementos do dia a dia carioca compõem a estética do todo e conferem ao espaço uma atmosfera ao mesmo tempo que descolada, elegante.








O deque lateral do terraço, antes utilizado somente com espreguiçadeiras, ganhou vida com a criação de lounges acolhedores e do Bar da Piscina. Neste local, o Rio de Janeiro é o protagonista, logo, as intervenções forma pensadas como palco para a paisagem, criando o mínimo de barreiras visuais e incentivando a apreciação do visual, ora dos prédios do centro da cidade, ora da baia de Guanabara. Para os lounges projetamos um grande pergolado com painéis de madeira que dão ao mesmo tempo aconchego, conforto térmico para o usuário. O Bar da Piscina seguiu o mesmo conceito dos lounges, sendo projetado em estrutura metálica, de maneira esbelta sem interferir na paisagem.  







contato@pkbarquitetura.com.br
21.3492-4767 | 21.2611-1174

︎

Rio de Janeiro | Jardim Botânico
Niterói | Icaraí

︎