Fido Pet Shop
Icaraí, Niterói
Fotos: Marcos Bravo
2015


O pet shop é consequência de uma amizade de anos entre amigos que amam animais. O projeto inclui além da loja, uma área de serviços de banho e tosa, um consultório veterinário e hotel para os bichinhos. Em linhas gerais seu conceito busca inovar e trazer um novo modelo de pet shop que vai muito além da venda de produtos e tem seu foco principal nos serviços oferecidos se preocupando em priorizar a visita e permanência dos animais e seus donos.
O projeto foi pensado junto com os clientes, donos do empreendimento, desde a identidade visual da marca, quanto às cores usadas, aplicação de materiais, da marca e soluções de layout. A arquitetura tinha que ir muito além da beleza, ela tinha que transmitir os valores que os proprietários queriam transmitir.
Para a reforma do imóvel alugado uma das premissas era que o espaço fugisse da estética encontrada normalmente nos petshops onde facilmente se encontram cores muito fortes dando a esses espaços um aspecto muito infantil, ou seja, eles queriam que a petshop não tivesse cara de petshop. Além disso, deveria ser dada prioridade a utilização de materiais e soluções de baixo custo, já que se trata de um imóvel alugado, assim optou-se por uma estética mais industrial, com o uso do compensado tanto cru quanto pintado e metalon.  









As fachadas que formam a esquina da rua formada por grandes panos de vidro receberam painéis vazados desenhados pela PKB, em alumínio com pintura eletrostática azul  para proteger da incidência solar e criar mais privacidade nos ambientes do consultório veterinário e hotel dos pets. Na área da loja e de banho e tosa criou-se uma malha em serralheria pintada de preto, à frente da fachada de vidro, dando ritmo e integrando a estrutura metálica pré-existente do edifício.
Na loja uma grande estante em metalon preto e prateleiras em compensado cru, com pé direito duplo, se abre para o salão, permitindo diferentes tipos de arrumação e visual. A área do banho e tosa foi posicionada no primeiro pavimento, junto à loja, como uma vitrine tanto para dentro da loja quanto para a rua, permitindo assim que os donos acompanhem o tratamento de seus pets. Além das mesas de tosa com desenho tipo caixote, esta área conta também com um mosaico de azulejos em tons de cinza eb pendentes industriais e luminárias pantográficas pintadas com tons da identidade visual da marca.
O espaço busca transmitir confiança para os donos e um lugar onde os animais se sintam confortáveis com um ambiente diferenciado e personalizado.




contato@pkbarquitetura.com.br
21.3492-4767 | 21.2611-1177

︎

Rio de Janeiro | Jardim Botânico
Niterói | Icaraí

︎