Casa JP
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Fotos: André Nazareth
2016



É uma casa urbana no coração da zona sul do Rio, em frente ao Parque Jardim Botânico, um dos bairros mais agradáveis da cidade. O terreno da casa fazia parte de uma vila de trabalhadores que aos poucos, com o fim das fábricas no bairro, foi sendo desmembrada e vendida para famílias que construíram casas maiores e mais sofisticadas.





O terreno tem 130m² e a construção 340m² divididos em 3 andares. O projeto original é do Zanine Caldas e a PKB Arquitetura foi responsável pela reforma de interiores. Em respeito ao projeto original do Zanine Caldas, preservamos toda a estrutura de madeira do primeiro e segundo andar.





Uma das maiores intervenções de arquitetura foi a abertura de um acesso social por dentro do condomínio, uma vez que a casa é de esquina e a primeira da rua que hoje é fechada.
No terceiro andar, a intervenção de arquitetura foi maior para que adequasse a nova demanda da família por uma área de lazer confortável para receber amigos e familiares.
Retiramos um telhado com inclinação de 45 graus para que entrasse mais luz e tivesse maior visão para o Jardim Botânico. Essa mudança permitiu um pé direito mais alto e mais confortável para a permanência dos convidados, transformando o espaço em uma sala de TV.


As madeiras retiradas do telhado original, foram utilizadas pelo filho Zanini de Zanine para desenhar e executar a mesa de jantar e a mesa de centro. O artesão Reduzino Vieira que trabalhou com Zanine Caldas por mais de 30 anos desmontou o telhado e assinou a mesa redonda do terceiro pavimento, na área gourmet. O restante das madeiras foi levado para o ateliê deles para utilizarem em novos mobiliários.



contato@pkbarquitetura.com.br
21.3492-4767 | 21.2611-1174

︎

Rio de Janeiro | Jardim Botânico
Niterói | Icaraí

︎